quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vamos Comemorar! Hoje é o Dia da Sogra!

    Vamos Comemorar!
                 
              Hoje é o Dia da Sogra! O.o





Jamais pensei que um dia eu comemoraria um fato desses...É,eu tenho sogra! Mas não sabia a algum tempo atrás,que existe Dia da Sogra! Que coisa,não?

                                                     O.o



A Mitologia Popular costuma conceber às sogras o poder literal de todo o tipo de entidade que seja considerada diabólica,vai do gosto de cada um,há uma infinidade de adjetivos "carinhosos"...

Aliás a pobre criatura(?!) é considerada mais diabólica que os entes diabólicos criados por qualquer mente fértil do segmento dos filmes trash:

Acaba com homens,mulheres,tesão,privacidade,casamentos e nações! Sobre o pensamento anti-sogra, eu não sei como é nos outros países,mas sei que é bastante difuso no nosso país



                                              O.o

Posso enumerar exemplos diversos dessa mitologia popular mas vou me atentar apenas a uns poucos,como a minha própria esfera familiar e uns exemplos da mídia.

Meu marido por exemplo.Adorava falar que a minha genitora é uma cobra velha! - E olha que ele nunca a viu,só se falaram por telefone!-Ora os dois se alfinetam,ora os dois ficam em paz...É uma relação de amor e ódio,percebem?

E eu? Ai,ai,ai,ai! É muito pior,embora eu nunca tenha xingado a mãe dele!
Somente a respondi por diversas vezes,mas foi apenas por um motivo:

Citando famoso capoeirista revoltoso à época da Revolta da Vacina:

                     
                          " Nóis num semo carnero não! "


Mas isso é uma outra história...Tá certo que uma vez quando eu a ajudava a preencher questionários de sua igreja evangélica,na qual ela fazia um curso para se tornar doutrinadora,eu as orientei a expor seus pontos falhos,não seria certo encondê-los.

Na verdade,ela deveria tentar remir essas falhas se quisesse de todo o seu coração a mudar.Por isso,eu a aconselhei a preencher a sua tendência xenófoba. Sabemos que,para Deus não se deve mentir,não é verdade?Meu marido não gostou,mas eu só queria ensiná-la.

Com ela aprendi muitas coisas também,pode acreditar,mas como no caso do meu marido,não deixa de ser uma relação de amor e ódio.



                                        O.o

Agora,os exemplos da mídia.

 Seria muito clichê eu falar do sambista Dicró,todo mundo o conhece e sabe que ele é um anti-sogra de carteirinha. A minha escolha é o Palhaço Caçarola,que além de não ser muito conhecido é um anti-tudo,ele é até um anti-ele-mesmo!Apreciemos alguns versos das mais "eruditas" e "filósoficas" canções compostas por este bardo cearense sobre o tema "sogra":


                     
                   "Vou dar chibata na véia até ela peidar"



                       "Minha sogra quer me matar"


                 
                   " Só põe farinha com açúcar pra eu comer"

                   

           E a mais pesada,além de muitas outras inacreditáveis:


                            Essa véia é uma galinha!


               Caçarola só reflete o pensamento popular....


Em parte,a mitologia popular até tem razão de se lamentar dos hábitos perniciosos das sogras.  A minha,é claro,se encaixa no perfil arquétipico de sogra tão detonado em prosa e verso,assim como os meus pais também o são. Se eu que sou filha muitas vezes não os aturo,imagina...Por ser filha deles,por saber como eles são,pelo meu histórico sentimental,prefiro ficar bem longe deles com o meu marido!Meu sonho também é morar bem longe da mãe dele,pois atualmente moramos na casa dela,é um sonho que ainda vai se realizar.Porque afinal, quem casa quer casa.Quero construir concretamente a nossa vida em comum. Mas apesar dos pesares,eu a trato muito bem,gosto dela,a respeito muito,porque foi ela que pôs o meu amado no mundo.Sem ela,eu ficaria sem o meu amor! Além disso o meu filhote é tudo para ela!








Dona Irismar, a senhora está convalescente... Vê se te reanima mulher!
Não foi a senhora que prometeu brincar muito com o seu netinho?
Olha lá hein! Promessa é dívida!




Feliz Dia das Sogras!


Um comentário:

. disse...

é bom ter sogra ;)