quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Poser,para quê te quero?




Minha primeira postagem em 2013! Confesso que estes últimos tempos não estavam sendo nada produtivos para mim, o que obviamente rouba a nossa alegria de viver,quiçá a alegria de postar alguma coisa. Hoje eu resolvi que vou falar sobre música,muito animada e comediosa por sinal,mas que na realidade trata-se de uma crítica ferina àquelas pessoas que fazem de tudo para aparentarem ser o que não são e acabam por renegarem sua própria cultura e é claro,dão margem para que os copiados sintam-se no direito de se acharem superiores o que nem sempre é verdade.É modismo!  Não,não estou falando de "Oppa Gangnam Style" do coreano Psy,apesar de gostar muito da música,eu me divirto demais toda vez que toca,aliás a minha diversão é achar as diferentes paródias do hit! Tem umas que são muito bem feitas e outras nem tanto! Ela poderia se encaixar perfeitamente na descrição que fiz,porém a música de que falo não é recente! Ela é do ano de 1956, mesmo ano em que a minha mãe nasceu!A divertida letra de Tu Vuò Fa' L'Americano conta a história de como a americanização torna as pessoas fúteis,algo fácil de concluir devido a atitude do sujeito que se comporta de acordo com os padrões daquele país e deixa de lado a sua cultura por achar que assim será considerado "fodão". E naquele tempo, o American Way Life resumia-se ao consumo de produtos como as bebidas que eram uísque,refrigerante ( soda ),ouvir músicas yankees e dança-las ao estilo peculiar da época,ritmo americano era sinônimo de rock 'n ' roll . Além disso era obrigatório jogar baseball,fumar cigarros da marca Camel,e acrescentando à lista de características,andar em alta velocidade em carros da moda e ter um pente no bolso...




Conclusão: O cara era fodão,popular,porém papai e mamãe tinham que o bancar. E a Itália dessa época,sim porque tanto o personagem como o artista são italianos, e o país,apesar das inovações ainda era rural e tradicionalista. Pode-se dizer que o  próprio Renato Carasone, o rapaz que toca e canta ao piano,compositor da música,na realidade está dissimuladamente fazendo uma autocrítica,com muito humor,uma vez que o ritmo empregado é o jazz americano,mas como ele mesmo disse,é um jazz americano ao estilo italiano,ou seja,ele não apenas está tentando imitar o estilo americano,melhor ele mostra que é capaz de fazer bem feito e além disso supera os americanos em sua própria criação! E o segredo está por aí mesmo, o recado é esse: Não seja poser! E essa mensagem vale para qualquer tipo de cultura que você aprecie,não é restrita apenas à americana! Poser é aquela pessoa que aje sem ter noção do que está fazendo,apenas porque vê que todo mundo faz e geralmente,ela quer reconhecimento,quer atenção,enfim,acaba metendo os pés pelas mãos! Pelo contrário se você souber como lidar com a referência que está recebendo e puder melhorá-la e se possível,superar quem a lançou,meus parabéns- Você oficialmente é um Antes Que Ordinário ! É esta a sensação que eu tenho toda vez que ouço a música e relembro o contexto! E por esta razão,esta canção cai como uma luva para esnobe produtor musical do Nirvana que por sua vez quis criticar brasileiros que cantam em inglês. Em parte ele tem razão,quem que engole um Michel Teló cantando Ai Se Eu Te Pego em inglês? Mas também o próprio produtor é um poser,pois ignora que existe muita gente de talento,que pode cantar até em russo se for preciso,caralho! Kurt Cobain,que eu saiba,era vidrado nos Mutantes,que faziam um trabalho diversificado,algo como uma antropofagia musical revisitada e eles são sinônimo de qualidade,não me leve a mal não cidadão! Além do quê,artistas gringos quando tentam falar em nossa lingua também não soam perfeitos não é mesmo meu povo? Mensagem concluída,recomendo que vocês ouçam e assistam ao clipe original,é viciante! Eu adoro observar o modo como Renato Carasone e os músicos interpretam canção,conseguiram me contagiar com a alegria e descontração com que exercem a sua função que é cantar e tocar,você que eles tem prazer nisso,que são músicos de verdade. O que existe hoje é playback descarado!

P.S: Vocês sabiam que existe uma versão moderna desta música que foi recombinada pela dupla Yolanda Be Cool e que é vulgarmente chamada de Papanamericano?

Aqui está o vídeo de Tu Vuò Fa L'americano (  Você se  faz de Americano ):




Letra traduzida: CLIQUE AQUI

Declaração infeliz do produtor musical do Nirvana : CLIQUE AQUI


Espero que gostem!

Beijocas!
Postar um comentário